• podcasts •

Neste podcast, Oscar Motomura nos provoca a usarmos nossos próprios talentos
para o benefício de todos.

Muitas vezes as pessoas acham que cidadania é votar. "Vou votar. Pronto. Exerci a minha cidadania e pronto. Agora deixo tudo na mão dos nossos representantes lá no congresso por exemplo." E aí tem uma cidadania que é pegar todos os seus talentos, todos os seus conhecimentos, toda a sua especialidade, o poder inerente ao cargo que eu exerço na empresa ou na política, e pensar um pouco: "Como é que eu posso colocar tudo isso à disposição do bem comum? Como eu posso ajudar a resolver as equações impossíveis que parece que estão pontilhando tudo que está à nossa volta?" Especialmente quando a gente pensa na situação do mundo e pensa na situação do próprio Brasil, nós temos uma série de equações impossíveis, questões que nós precisamos ajudar resolver.

E aí a pergunta é: "O que que eu tenho a ver com tudo isso?" Talvez tudo. E aí que entra essa ideia de você aplicar os seus ativos e aplicar o seu talento, aplicar a sua especialidade, o seu know-how para resolver as questões que podem trazer o bem para todos.

Então por exemplo, se eu sou alguém da área de tecnologia, quantos de nós da área de tecnologia podemos estar pensando em como usar a minha especialidade? Usar a tecnologia, criar novos aplicativos, criar formas de usar essa tecnologia nova que está surgindo - e que vai se aperfeiçoando a cada dia - de um jeito estratégico. Mas estratégia para quê? Para atingir qual objetivo? Podemos aplicar para conseguir benefícios próprios. Por exemplo, para a minha organização. Seria um tipo de egoísmo coletivo. Mas podemos estar o tempo inteiro pensando em como esse domínio que eu tenho as novas tecnologias pode ser usado para fazer com que essas equações sejam muito bem resolvidas e a gente traga o bem comum para todos?

Pense um pouco sobre esse conceito da cidadania, desse ativismo, dessa participação intensa que todos nós podemos ter para ajudar a resolver as equações impossíveis à nossa volta e viabilizar essa concepção de bem comum no país e no planeta.

Como posso usar meus talentos?

Política de Privacidade

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

E-mail: atendimento@amana-key.com.br

Telefone: 0800 770 2328 ou (11) 4613-2323

WhatsApp: (11) 94249-8881

Entre em contato com nossa equipe de relacionamento

Siga a amana-key

Outros programas

outras publicações Amana-key

podcasts

Alta performance, tecnologia e ética

(ver a lista completa)

artigos

Quatro traços de uma cultura digital

(ver a lista completa)

APG
Senior

Dirigido a líderes
em cargos
de diretoria e
gerência superior

Saiba mais

APG
middle

Dirigido à líderes
em cargos de
gerência
intermediária

Saiba mais

APG
Compacto

Executivos senior
e middle (inclusive
os que já fizeram
o APG longo)

Saiba mais

APG Gestão
Pública

Dirigido

à líderes

do setor governamental

Saiba mais