• podcasts •

Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre a importância de irmos a fundo em nossos diálogos em tempos de grandes desafios.

As pessoas têm diferenças de opinião. E há dois tipos de diferença que eu queria classificar. Por causa da minha educação diferente eu posso ter uma opinião de que a gente deveria resolver as questões do país, por exemplo, a partir do econômico. Ou eu posso ter uma educação que me diz que eu só consigo resolver pelo humano. Bom isso vai dar diálogos polêmicos mas, exatamente esse tipo de conversação robusta, é que vai fazer a gente chegar no nível de sabedoria que não é nem a minha posição, nem do outro. E, se todos nós estivermos afim de dialogar profundamente com pessoas que pensam muito diferente da gente, todo mundo irá crescer. Nós crescemos, eles crescem, todos crescem quando estão em diálogo profundos.

Mas precisa de tempo de qualidade para fazer com que esses diálogos cheguem ao fundo do poço porque senão a gente não cresce. E se esse diálogo, quando é muito superficial, as pessoas ou se mantém na posição original ou ficam piores e pode até dar conflitos e aí vem a criação de preconceitos, dizer que nada adianta e aí tem que pegar em armas para resolver.

Então parece que tem alguma coisa estranha  ocorrendo aí. Por outro lado, tem algo que uma segunda dimensão sobre a qual a gente não fala que é essa ideia de que a gente tem diferente opiniões com base em insumos muito simplórios e superficiais.

A gente cria uma opinião mas não foi fundo na pesquisa e aí que a gente vê embates entre pessoas que têm opiniões diferentes - opiniões que se formaram com base em insumos muito pobres. Então parece que profundidade é em dois sentidos: "Eu tenho coisas para dialogar, preciso assegurar que esses diálogos tenham tempo de qualidade e vão fundo, se  encaminha até o mais profundo processo de entendimento. E de repente os dois descobrem que há uma sabedoria intrínseca que transcende a posição de cada um. Por outro lado a profundidade dos insumos que formam a opinião. E é nesse sentido que nós precisamos sair do superficial. E por aí que eu acho até muito estranho que a gente chegue à medidas extremas, como uma guerra, com base em opiniões superficiais. E falta de tempo de qualidade para trabalhar essas diferenças.

Diálogos Profundos

Política de Privacidade

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

E-mail: atendimento@amana-key.com.br

Telefone: 0800 770 2328 ou (11) 4613-2323

WhatsApp: (11) 94249-8881

Entre em contato com nossa equipe de relacionamento

Siga a amana-key

Outros programas

outras publicações Amana-key

podcasts

Alta performance, tecnologia e ética

(ver a lista completa)

artigos

Quatro traços de uma cultura digital

(ver a lista completa)

APG
Senior

Dirigido a líderes
em cargos
de diretoria e
gerência superior

Saiba mais

APG
middle

Dirigido à líderes
em cargos de
gerência
intermediária

Saiba mais

APG
Compacto

Executivos senior
e middle (inclusive
os que já fizeram
o APG longo)

Saiba mais

APG Gestão
Pública

Dirigido

à líderes

do setor governamental

Saiba mais