• podcasts •

Era de Serviços do Futuro

Neste podcast, Oscar Motomura reflete sobre o futuro (não muito distante) em que todo cidadão se tornará um servidor público em ação.

Sempre que a gente fala dos avanços da tecnologia, a questão que vem à mesa rapidamente é a questão da profissão. Profissões novas que vão surgindo e o uso inteligente da tecnologia que vai fazendo com que a vida das pessoas também mude. E um dos grandes objetivos da tecnologia aplicada ao nosso dia-a-dia é fazer com que a gente tenha que trabalhar menos para produzir tudo que a gente precisa.

Existe até uma previsão de que, na medida que a tecnologia permita inclusive o uso de robôs em todas as áreas do nosso dia-a-dia,  tudo que vai ser necessário produzir pra gente viver vai acontecer de um jeito que libere o ser humano do trabalho. Ou seja, se nós trabalhamos 8 ou 10 horas por dia, talvez no futuro ,com o advento dessas tecnologias de ponta, nós vamos estar talvez trabalhando umas oito por semana. E a pergunta que fica é: “O que que a gente faz com nosso tempo?

Na medida em que os seres humanos não precisarem trabalhar todos os dias, tantas horas, vai sobrar muita hora, muito tempo de qualidade. E a pergunta é: “A gente vai fazer o quê com isso? Ficar na praia lendo o jornal?  Acho que não vai dar, né?”

Mas a conclusão é de que, na medida que o ser humano tiver grande parte do seu tempo de qualidade livre, esse tempo será usado para servir aos seus semelhantes. E aí vem a era de serviços. Não  os serviços como a gente diz que um restaurante é um serviço. Não nem sentido.  Mas é o que segue a era do conhecimento. O que segue a era do conhecimento é a era dos serviços. O ser humano servindo aos seus semelhantes.

outras publicações Amana-key

podcasts

Avalanche
de informações

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade