• podcasts •

Estratégias para Desafios Inéditos

Neste podcast, Oscar Motomura comenta sobre a postura do líder capaz de lidar com momentos de incerteza e grandes desafios.

Acho que muita gente acaba ficando excessivamente preocupada com o estado do Brasil: crise econômica, recessão, turbulência, demissão. Tenho dito para as pessoas que se encaramos tudo isso como algo absolutamente natural, ficamos mais serenos, é sempre um desafio ou megadesafios que surgem, que a vida traz. Isso é um jeito de encarar a vida porque se eu busco ter uma vida tranquila, em que tudo ocorra de forma linear e cor-de-rosa, ficarei frustrado o tempo todo porque não é como a vida acontece.

Tenho desafiado as pessoas a pensar: “pessoal, essas coisas todas são turbulências que mexem com o nosso dia a dia, mexem com nossa carreira, mexem com o nosso trabalho, mas eu acho que nós temos desafios muito piores porque em algum momento, em algum lugar do mundo, há pessoas tentando tirar a família urgentemente de suas casas porque vai cair uma bomba, regiões de guerra. Fico imaginando as pessoas que estão vivendo nesse estado, e se olharmos para isso, nós estamos no paraíso aqui.

Essa relatividade nos ajuda a cair na real de um jeito mais realista e não querer que tudo seja extremamente cor de rosa. De vez em quando eu falo “nossa, eu podia estar com todas as condições ideais”, mas acho que isso talvez não seja nem bom para mim. “Está tudo funcionando muito bem, estou fazendo o meu feijão com arroz, estou fazendo as coisas que eu gosto, escrevendo minhas historinhas”, mas acho que essa quantidade enorme de coisas que, por exemplo, eu tenho que lidar é um estímulo interessante que faz a minha vida ser mais ativa. É como se a energia da vida se fizesse presente de um jeito impressionantemente poderoso e que me faz curtir a vida, me dá mais saúde, me dá mais energia, me dá mais força, é um círculo interessante que traz mais vida. Acho que temos que agradecer esses desafios que estão nos estimulando, nos tirando de zonas de acomodação.

Cabe a nós como líderes criarmos distúrbios para fazer a organização que está acomodada, despertar. Muitas vezes nós podemos sentir que estamos acomodados e fazemos alguma coisa com isso. “Caramba, estou ficando acomodado, preciso fazer alguma coisa”. De repente, você cria um desafio para você, ou então, cria um estímulo completamente diferente, do tipo “eu acho que eu vou sair de viagem por um mês, para um lugar totalmente diferente”, e essa viagem pode fazer com que voltemos totalmente diferente. Visitar lugares difíceis, por exemplo, outros países, onde os desafios são muito maiores que aqui no Brasil e, de repente, voltamos agradecidos por vivermos em um lugar como esse. Essas coisas todas são relativas, mas muitas vezes se a gente não se desafia, se a gente não lida de uma forma positiva com os desafios que a vida nos traz, de repente, podemos estar murchando, podemos estar ficando acomodados e isso tudo é não vida, em um certo sentido.

Então, temos que agradecer esses desafios todos e estimular nossa própria criatividade, nossa capacidade de fazer acontecer, nisso nós estamos crescendo profissionalmente e pessoalmente.

outras publicações Amana-key

podcasts

Como posso usar
meus talentos?

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade