• podcasts •

Fluir da Vida

Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre como as dificuldades e os momentos de desafios podem representar grandes oportunidades para um salto de evolução.

Na nossa jornada, na vida, existem vários altos e baixos, existem desafios que parecem insuperáveis, mas é, na verdade, o caminhar na direção desses desafios que nos faz evoluir.

A primeira coisa que talvez seja importante registrar é que nessa trajetória, a coisa que mais prejudica a nossa evolução são os medos. E na medida em que enfrentamos esses desafios, enfrentamos os nossos próprios medos, nós estamos entrando em novas dimensões. Às vezes é um processo sofrido, é um processo em que temos que renascer de novo porque nós estamos entrando em uma área que você não conhece nada, então é como renascer mesmo em outra dimensão.

E a vida é pontilhada de momentos assim, então, a primeira coisa que me parece importante citar é que, na trajetória, às vezes a vida traz uma série de coisas que você nem escolhe e às vezes você tem que fazer escolhas, por exemplo, de começar a trabalhar numa organização, mas a outra é enfrentar desafios, enfrentar momentos difíceis em que você é desafiado a testar as suas convicções, as suas verdades, os seus próprios valores. Toda vez que você fraqueja nisso, é como se a vida também recuasse em seu processo. Agora, no momento em que enfrentamos, podemos até ter dificuldades, podemos até ter reviravoltas, para trás aparentemente – você pode até perder o emprego, pode até ser despromovido –, mas muitas vezes são mudanças que, no final, são mudanças positivas.

É nesse sentido que, na minha trajetória, eu tive que enfrentar situações difíceis que me levaram a uma situação aparentemente de queda, de fritura, mas que no final sempre reverteram em posições melhores. Nós vamos, através da superação dessas dificuldades, crescendo na vida.

Por outro lado, todas essas dimensões novas (dentro das quais você vai entrando) exigem preparação, exigem pesquisa, exigem esforço. Nada vem gratuitamente. Por exemplo, você pode precisar estudar determinados temas que você conhece pouco, o que muitas vezes é sofrido, às vezes você tem que virar noites para dominar esses conhecimentos, e tudo isso faz você crescer mais uma vez nessa trajetória de enfrentar esses desafios todos.

Grandes saltos acontecem também não por acaso, são como se fossem consequência das coisas que você foi semeando, e muitas vezes é o acúmulo dessa semeadura que, em um certo momento, floresce e te leva para um novo patamar. Esses patamares, você nunca sabe, mas se a sua intenção for boa, é como se as portas se abrissem para dimensões com as quais você nem imaginava lidar. Então, quando a intenção é boa, é como se os portais fossem abrindo para essas novas oportunidades.

Por outro lado, existem oportunidades que se abrem e mais uma vez podemos questionar se a gente deveria entrar nessas novas áreas ou não. Há momentos de hesitação, mas é como se houvesse um guia que te ajudasse a tomar essas decisões nos momentos cruciais. Então, na medida em que suas intenções são boas, também existe uma puxada para níveis mais impactantes de influência. É como se fossem degraus: se a intenção é boa, você realiza coisas boas para mais gente e isso vai automaticamente, como se fosse uma bola de neve, fazendo com que outras oportunidades surjam para que o seu grau de influência aumente, então, parece que há um processo que você não entende exatamente como funciona.

Mas a coisa talvez mais importante para compreender nessa trajetória é não ter medo, entrar nessas áreas do desconhecido confiando que haverá sim a confluência de uma série de sincronicidades e coincidências que vão te capacitar de “n” formas para que você lide com essas dificuldades da forma mais apropriada.

Outra coisa de lidar com desconhecido é confiar que, na hora que você precisar, tudo o que precisa para enfrentar esse desafio virá de uma forma que você não consegue explicar. Temos que botar fé nisso também.

outras publicações Amana-key

podcasts

Como posso usar
meus talentos?

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade