• podcasts •

Formas de viver a vida

Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre a força que há quando nossa mente está voltada
para o presente.

Podemos pecar por excesso de esforço porque estamos ansiosos o tempo todo para evoluir e talvez não seja uma evolução natural. É a mesma coisa quando queremos planejar nossa evolução excessivamente e parece que a jornada fica um pouco penosa, embora algumas pessoas gostem disso e se sintam mais seguras assim.

Mesmo quando estou seguro de que meu planejamento está indo muito bem, eu posso eventualmente estar deixando passar coisas preciosas que a vida está trazendo. Eu posso até criar algumas situações em que o universo traz oportunidades extraordinárias e eu digo “não, obrigado” porque não está no meu plano. Se nós estamos em nosso melhor estado o tempo todo, a evolução vai acontecer naturalmente.

O V0 é essa confiança que temos na vida, em como ela vai acontecer, zerar a ansiedade e estar vivendo intensamente, com alta qualidade, o momento de hoje. E é na relação que vem, o filho que vem conversar, o amigo que vem, a equipe que eu tenho que conversar, e você está absolutamente inteiro nesses momentos que a vida nos traz.

Tem muita gente que está muito preocupada com o que vai vir e que talvez nem venha, uma crise que vai resolver ou não vai resolver, ou está lamentando as coisas erradas que fez no passado que já foi e nunca saberemos se foram erradas. Essa é a minha experiência porque achamos que não foi bem e de repente aparece um negócio lá na frente como consequência positiva de um erro que você achou que era erro.

Talvez o grande segredo do V0 é estar absolutamente sereno, confiante de dedicar o meu tempo (eu digo que tempo é vida, um momento de vida) para estar vivendo intensamente cada agora que aparece para nós. É impressionante como o V0 é consequência de estarmos vivendo absolutamente no momento presente. Outra coisa é refletirmos sobre essas coisas que são mais relevantes para nós (qual o sentido da vida?, o que me deixa absolutamente bem?); ou quando eu não me sinto bem, estou inquieto com alguma coisa, parar para refletir sobre o por quê de estar assim, e de repente só essa reflexão esvazia e nós voltamos ao nosso estado original.

Então, o V0 é paradoxal porque ele não pode ser buscado ansiosamente porque ele parece que foge de nós, mas por outro lado, eu tenho que estar consciente de que é esse estado interior que eu tenho que valorizar ao máximo para conseguir viver na sua plenitude, viver todo o potencial da vida. É como se, no momento em que eu deixo a vida rolar, eu estou absolutamente presente. O V0 é algo que absolutamente natural no nosso dia a dia.

outras publicações Amana-key

podcasts

Elevar o nível
de consciência

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade