• podcasts •

gestão do tempo

Neste podcast, Oscar Motomura dá dicas de como trabalhar a gestão do nosso tempo e torná-lo ainda mais significativo para a nossa evolução.

Uma coisa que as pessoas talvez possam fazer com enorme ganho é não fazer uma separação e começar a fazer várias coisas significativas ao mesmo tempo. Por exemplo, evolução pessoal é parte integrante da nossa vida, mas as fontes que podem nos ajudar nessa evolução estão em todas as áreas: estão no trabalho, estão na vida em família, estão na minha relação com jovens, com nossos filhos, estão inclusive nas horas de lazer. É aí que talvez eu precise ser um pouco mais seletivo.

Eu posso escolher um lazer que contribua para a evolução de todos os que estão ao meu redor; posso escolher filmes que sejam significativos, que me abram os horizontes, me deem insights interessantes; eu posso ir a uma peça de teatro, a um concerto que alimente meu espírito. Todas essas coisas que fazem parte da vida de todos nós podem ser sistemicamente interconectadas e, de repente, não ficamos fazendo essa separação, que muitas vezes é estressante. Eu estou trabalhando demais, mas se eu gosto muito do que eu faço, sou apaixonado por aquilo que eu faço, essa forma de enxergar nos faz aproveitar muito bem esse tempo e vamos descobrir que talvez tenhamos mais tempo de qualidade do que imaginamos.

Elimine os desperdiçadores de tempo, elimine aquelas atividades que não estão adicionando nada à nossa evolução. Na medida em que começamos a perceber essas nuances todas, começamos a fazer com que tudo o que fazemos esteja sistemicamente interconectado, e uma coisa ajuda a outra. Por exemplo, se eu estou no trabalho e sinto que não estou evoluindo, não estou nem curtindo, imaginem o que isso significa para a vida de uma pessoa. Então, tudo o que falamos sobre evolução pessoal nos faz refletir muito sobre esses momentos que estamos vivendo e se esses momentos são significativos para a nossa própria vida. Se você aplicar ao trabalho que temos, às relações próximas que temos, significa também o tipo de amigo que temos, as amizades que desenvolvemos e as pessoas novas que queremos conhecer, mundos diferentes que queromos conhecer.

A ideia é que nós podemos ter pessoas muito interessantes ao nosso redor, aqui na cidade onde moramos, no país em que moramos, ou em qualquer outro país, mas o que nos guia é conhecer pessoas interessantes e fazer com que essas relações nutram a nós e ao outro. Talvez seja um caminho extraordinário para que consigamos evoluir o tempo todo, mas isso também significa estarmos atentos a onde é que estamos aplicando, investindo o nosso tempo. Eu costumo dizer que a coisa muda muito radicalmente quando não falamos mais de tempo, falamos de momentos da nossa vida. Tudo muda. De repente, é como se todo o nosso ser sintonizasse tudo o que fazemos para cada minuto da nossa vida ser algo significativo para a nossa evolução.

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade