• podcasts •

Liderança para que?

Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre alta performance e sistemas de recompensa.

Se nós todos fomos educados, aculturados, condicionados a maximizar o resultado da minha própria área, inclusive para ganhar maiores bônus - vocês vejam como nós todos estamos absolutamente condicionados a isso - eu vou ter que me desse condicionar mas também tenho que ter a ajuda dos sistemas ao redor que começam a premiar por exemplo o trabalho em equipe.

Então, se a gente não fizer isso, nós temos enorme paradoxo de que os sistemas nos forçam a um comportamento individualizado, fragmentado, até a busca de maiores ganhos e daqui a pouco nós estamos totalmente desvinculados do objetivo maior da organização como um todo.

Ninguém trabalha para a organização como um todo?  Mais uma vez um paradoxo, né?  Então nós podemos no discurso querer teamwork, querer trabalho em equipe, um grande mutirão mas fica no discurso porque o sistema está me forçando a ficar individualista.

Neste sentido, quando nós, em qualquer posto que nós estejamos de liderança, nós notarmos esse paradoxo - não é só fazer o joguinho - mas temos assegurar coerência. E mesmo que pareça algo contrário ao próprio interesse, por exemplo: "Eu estou ganhando muito dinheiro, muitos bônus por causa desse individualismo."

Mas se eu noto que o todo está sendo prejudicado, eu preciso estar à frente e buscando esse trabalho integrado mesmo que as mudanças das regras me façam ganhar menos. Se não houver essa disposição, todo mundo vai ficar esperando que alguém resolva o tal do paradoxo. Liderança é tomar iniciativa na direção dos resultados do todo.

outras publicações Amana-key

podcasts

Avalanche
de informações

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade