• podcasts •

Liderança e Sabedoria - Parte 1

Qual é o estágio mais avançado de liderança? Nesse podcast, Oscar Motomura faz uma reflexão sobre liderança, inteligência e sabedoria.

O estágio mais avançado de liderança que possamos imaginar é aquele em que a pessoa chega ao estágio de sabedoria. Einstein  dizia que muitas vezes a sabedoria está do outro lado da inteligência, ou seja, a sabedoria está do lado contrário da inteligência. E é nesse sentido que podemos ter pessoas muito racionais, muito bem preparadas, brilhantes até, que são capazes de tomar as decisões que, do ponto de vista de lógica e razão, são as melhores. Ou seja, as decisões mais inteligentes.

Porém sabemos que a quantidade de decisões inteligentes pode fazer a organização inclusive declinar. O que nós estamos precisando, muitas vezes no país e nas próprias organizações, são pessoas com elevada dose de sabedoria porque muitas vezes, talvez as questões mais relevantes que nós temos para construção do futuro da organização, são repletas de incertezas, incongruências, ambiguidades, ou seja, nem todos os dados que são necessários para processarmos uma decisão estão na mesa. E é neste contexto de incerteza que a intuição e a sabedoria poderão fazer enorme diferença.

Então, talvez a nossa busca de evolução de nossos líderes esteja muito mais na direção de sabedoria, um campo que necessariamente precisamos desvendar em nossas organizações.

E a premissa básica que talvez possamos usar quando se fala de liderança é: "Não é possível nos tornarmos melhores líderes, se não estivermos nos tornando a cada dia melhores seres humano

Ouça a segunda parte do Podcast Liderança e Sabedoria

outras publicações Amana-key

podcasts

O Valor de
Nossa Essência

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade