• podcasts •

Liderança que transforma

Neste podcast, Oscar Motomura faz uma reflexão sobre o impacto de colocar a vida no centro de tudo.

Sempre é interessante olhar pela perspectiva de pessoas que transformam outras pessoas. Em todas as entidades de ensino, precisamos colocar as pessoas no centro de tudo. Na verdade, precisamos colocar a vida no centro de tudo. Nesse sentido, colocamos as pessoas, é claro, mas também todos os seres vivos e tudo o que falamos em termos de sustentabilidade começa a fazer sentido porque, talvez, a coisa mais importante que temos que estar o tempo todo fazendo, em qualquer coisa que a gente faça, em qualquer atividade que a gente se engaje, é honrar a vida presente em tudo à nossa volta, não só de seres humanos. É interessante que quando fazemos isso, honramos automaticamente, naturalmente a questão da integridade ecológica e a questão da sustentabilidade. Mas honrar todas as formas de vida também nos faz pensar em justiça econômica e social e também em colocar a vida no centro de tudo nos faz pensar em paz, cultura e não violência. E começamos a pensar sobre um mundo sem guerra.

Todas essas coisas – honrar a vida em tudo o que a gente tem ao nosso redor, que leva à integridade ecológica e sustentabilidade, que levam à justiça econômica e social, que leva a uma cultura de não violência, paz e democracia – isso tudo está completamente interconectado. Então, sistemicamente, essas coisas se cruzam e uma coisa depende da outra. Talvez o exemplo mais marcante seja quando conseguimos ver claramente que quando existe injustiça não existe justiça econômica e social e isso leva naturalmente a guerras. Se pensarmos profundamente, isso é uma aberração, mais uma vez demonstra a incapacidade de pessoas se relacionarem com outras.

No momento em que nós colocamos essa questão no centro de tudo, começamos a pensar em uma liderança que tem condições de fazer com que o mundo seja muito melhor do que a é hoje. Aí entra essa sensibilidade que nós temos que ter com as pessoas. Quando falamos de gestão, falamos de liderança e, principalmente, uma liderança que faz grande diferença em qualquer contexto em que a gente esteja, nós temos que ser pessoas que entendem de gente.

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade