• podcasts •

Mudança Cultural

Neste podcast, Oscar Motomura define quais são as principais atitudes da liderança para que um processo de mudança cultural aconteça.

Para liderar uma mudança cultural de grandes proporções, a primeira coisa é a sensibilidade. Sensibilidade para ouvir as pessoas e poder perceber o que está subjacente àquilo que elas estão dizendo. Ouvir o que a pessoa está dizendo e ficar só no aparente do aparente é muito fácil, agora, ouvir uma pessoa e entender o modelo mental que está por trás daquilo que ela está dizendo é muito mais difícil.

Uma das qualidades muito importantes de alguém que está a fim de trabalhar com mudança cultural é um conjunto de características que definem um bom detetive, porque é um trabalho investigativo de conversar com muitas pessoas e conseguir detectar o que é a causa da causa da causa dos problemas, por exemplo, que uma organização tem. Esse trabalho investigativo requer muita paciência, muita persistência, muitas vezes precisamos conversar com milhares de pessoas em diferentes setores para conseguir ter uma leitura muito clara de qual é a cultura que está vigendo, quais são os problemas que essa cultura tem e para que lado precisamos ir. Se eu pudesse destacar duas coisas, elas seriam: essa sensibilidade para ouvir profundamente as pessoas e perceber o modelo mental que define a cultura que está por trás do que as pessoas estão dizendo; e essa paciência de um detetive que não sossega até encontrar a causa-raiz dos problemas.

outras publicações Amana-key

podcasts

Como posso usar
meus talentos?

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade