• podcasts •

Padronização e Inovação

Como assegurar consistência em tudo que se faz na organização? Neste podcast, Oscar Motomura fala sobre o paradoxo que existe em muitas organizações que buscam a padronização ao mesmo tempo em que querem ideias altamente inovadoras.

Em uma gestão mais mecânica, que caracterizou principalmente a era industrial, queremos padronizar para massificar. Esse é um grande paradoxo porque, em um outro sentido, nós queremos inovações, queremos criatividade, queremos ideias fora da caixa, que não virão da padronização. É um paradoxo: queremos de um lado massificar, mas também queremos massificar o processo de criação quando, na verdade, se pensarmos profundamente sobre o assunto, todos nós ficamos absolutamente motivados quando temos a oportunidade de criar.

Quando, através da padronização, eliminamos a possibilidade de criação, é claro que a motivação desce significativamente. Por outro lado, a gente quer alta motivação para os resultados serem otimizados. Então, sempre temos essa ideia: de um lado a gente quer uma coisa; de outro, queremos outra. Acho que é algo que precisa ir para a mesa da Diretoria, fazer com que os principais líderes reflitam sobre a consistência de todas as coisas que acontecem na organização. Resultados excelentes emergem a partir de uma consistência no tempo, quase um equilíbrio dinâmico. A cada instante da vida organizacional, as coisas estão consistentemente compatíveis. É isso que gera uma energia extraordinária.

Para essa ideia da padronização para massificação, nós temos muitas alternativas. Queremos padronização da forma? Não, queremos padronização dos princípios que estão no núcleo das coisas, queremos valores, queremos princípios que ajudam as pessoas a criar a partir dos princípios, soluções não padronizadas e sob medida, principalmente para atender os clientes e a sociedade em geral. E é através dessa combinação de padronização dos princípios que nós conseguimos absoluta diferença na forma e, assim, essa combinação que pode, mais uma vez, gerar transformações e ação massiva de pessoas que coerentemente fazem com que a organização funcione em um nível de excelência excepcional. Padronização da forma, não; padronização, homogeneização de poucos princípios que dão identidade e consistência a tudo o que a organização faz, sim.

outras publicações Amana-key

podcasts

Como posso usar
meus talentos?

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade