• podcasts •

Potencial de Contribuição

O que tenho condições de fazer e o que estou efetivamente fazendo?

Neste podcast, Oscar Motomura propõe uma reflexão sobre o efetivo potencial de contribuição dos líderes.

Uma reflexão que eu tenho feito bastante ultimamente é essa ideia de que nós temos uma enorme, enorme, enorme maioria de pessoas bem intencionadas, do bem, pessoas éticas que vivem uma vida inteira. São pessoas íntegras que vivem uma vida íntegra ou uma vida integral, uma vida que busca o bem comum. Minha crença é que há uma massiva maioria de pessoas do bem que desejam o bem para todos. Então, vemos que há uma minoria que faz com que o sistema fique doente.

A pergunta fundamental é: onde é que estão essas pessoas todas na ação? Porque é na ação que essas pessoas têm condições de fazer a diferença. Essa é a pergunta que eu queria deixar aqui para todos nós refletirmos. É essa reflexão sobre onde estão todos esses líderes que vai levá-los a pensar sobre o seu próprio posicionamento em relação às coisas que estão acontecendo ao nosso redor.

Nesse sentido, eu queria deixar uma pergunta mais ou menos assim: onde estão essas pessoas do bem, que são a maioria? Onde estão e fazendo o quê? Esperando? Estão em cima do muro? Estão omissas? Estão com medo? Essas são as perguntas que incomodam, mas temos que fazer essas perguntas e colocá-las mais usualmente na mesa porque, na medida em que ouvimos questões, em todos os lugares, sobre o que está acontecendo no país, temos diagnósticos, críticas, apontamos o dedo para um monte de gente. É nessas horas que todos nós podemos fazer uma enorme diferença quando perguntamos: mas vocês são pessoas que teriam condições de mudar esse ambiente em que estamos vivendo hoje? O que é necessário fazer para que essa mudança necessária aconteça efetivamente?

Essa é uma pergunta para nós e para todos. Se todos nós estivermos no nosso dia a dia – inclusive nos corredores, nas reuniões informais, nas reuniões de família – formulando essa pergunta, isso vai fazer até o nosso próprio inconsciente começar a trabalhar nessa direção, porque a primeira coisa que vai acontecer quando nós estivermos sozinhos fazendo a introspecção, que podemos fazer nesse momento, a pergunta é: eu sou uma pessoa que tem condições de fazer diferença? Estou efetivamente fazendo ou estou deixando os problemas acontecerem?

outras publicações Amana-key

podcasts

Avalanche
de informações

Ouvir >

(ver a lista completa)

vídeos

Oscar Motomura
na TV Senado

Assistir >

(ver a lista completa)

artigos

Líderes Certos
nos Lugares certos

Ler >

(ver a lista completa)

conheça os nossos programas

Siga a amana-key

© todos os direitos reservados | grupo amana-key

Política de Privacidade