PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
A busca do talento único
Qual é seu talento único?

Existe essa ideia de que todos nós seres humanos temos um talento único como já tivéssemos nascido com isso. Algumas pessoas conseguem entrar nessa área do talento único cedo e há pessoas que parece que se preparam  a vida inteira para então entrar na sua área de talento único. A gente vê várias coisas, essas várias combinações mas a primeira premissa é de que nós todos temos um talento que nos caracteriza num certo sentido. Agora precisa-se um pouco de capacidade de abstração porque a gente pode pensar em pacotes, como: “Ah, meu talento é ser advogado, ou o meu talento é ser isso ou ser aquilo, ou ser engenheiro etc.”

Mas uma forma diferente de abstrair o seu  talento único por exemplo é dizer: “eu sou curador, um healer” ou alguém que diz: “Eu sou um cara vocacionado para resolver problemas, quaisquer que seja.”  Esse é um jeito de colocar o talento único e que independe da profissão. Aí a gente está saindo das caixinhas. Então, por exemplo, alguém que se coloque como healer, curador é pegar alguma coisa que não está saudável e ajudar a que fique saudável. Eu estou tomando cuidado para não associar logo à doença ou à medicina mas pode ser um sistema político doente, um sistema democrático doente e aí meu papel e meu talento é curar tudo que não está funcionando bem.

E, de repente, é bastante amplo e eu posso expressar este talento único em várias áreas e em várias circunstâncias. E aí que eu vejo uma certa semelhança entre o healer,  o curador e o resolvedor de problemas também. Porque num certo sentido eu posso resolver qualquer problema ou qualquer equação. E aí eventualmente eu posso resolver problemas da área de medicina, por exemplo: “Ninguém ou nenhum médico está conseguindo chegar ao diagnóstico e portanto à cura.”

E alguém com esse talento de resolução de problemas transcende as receitas tradicionais  – de sintoma e doença – transcende isso tudo porque o manual não está ajudando a resolver. E às vezes a gente pode achar que o talento único é X e depois de algum tempo descobrir que não era. Então eu vou entusiasmado e na verdade o universo está me abrindo uma porta e, de repente, esse projeto se desdobra num jeito super mais amplo e ai que de repente meu talento único começa ser usado a todo vapor. A gente nunca sabe como é que a coisa vem por isso que eu falo muito do mistério e de a gente conviver muito com esse mistério que está o tempo todo presente em nosso dia a dia.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?