Existe essa ideia de que todos nós seres humanos temos um talento único como já tivéssemos nascido com isso. Algumas pessoas conseguem entrar nessa área do talento único cedo e há pessoas que parece que se preparam a vida inteira para então entrar na sua área de talento único. A gente vê várias coisas, essas várias combinações mas a primeira premissa é de que nós todos temos um talento que nos caracteriza num certo sentido. Agora precisa-se um pouco de capacidade de abstração porque a gente pode pensar em pacotes, como: “Ah, meu talento é ser advogado, ou o meu talento é ser isso ou ser aquilo, ou ser engenheiro etc.”
Mas uma forma diferente de abstrair o seu talento único por exemplo é dizer: “eu sou curador, um healer” ou alguém que diz: “Eu sou um cara vocacionado para resolver problemas, quaisquer que seja.” Esse é um jeito de colocar o talento único e que independe da profissão. Aí a gente está saindo das caixinhas. Então, por exemplo, alguém que se coloque como healer, curador é pegar alguma coisa que não está saudável e ajudar a que fique saudável. Eu estou tomando cuidado para não associar logo à doença ou à medicina mas pode ser um sistema político doente, um sistema democrático doente e aí meu papel e meu talento é curar tudo que não está funcionando bem.
E, de repente, é bastante amplo e eu posso expressar este talento único em várias áreas e em várias circunstâncias. E aí que eu vejo uma certa semelhança entre o healer, o curador e o resolvedor de problemas também. Porque num certo sentido eu posso resolver qualquer problema ou qualquer equação. E aí eventualmente eu posso resolver problemas da área de medicina, por exemplo: “Ninguém ou nenhum médico está conseguindo chegar ao diagnóstico e portanto à cura.”
E alguém com esse talento de resolução de problemas transcende as receitas tradicionais – de sintoma e doença – transcende isso tudo porque o manual não está ajudando a resolver. E às vezes a gente pode achar que o talento único é X e depois de algum tempo descobrir que não era. Então eu vou entusiasmado e na verdade o universo está me abrindo uma porta e, de repente, esse projeto se desdobra num jeito super mais amplo e ai que de repente meu talento único começa ser usado a todo vapor. A gente nunca sabe como é que a coisa vem por isso que eu falo muito do mistério e de a gente conviver muito com esse mistério que está o tempo todo presente em nosso dia a dia.