PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
A desburocratização
Como podemos usar a tecnologia à nosso favor e ajudar a sociedade assumir as rédeas do seu destino?
Desburocratização é um negócio que volta e volta e volta à mesa – o que parece interessante e parece que faz sentido – mas a própria desburocratização só vai acontecer com a altíssima participação do próprio cidadão, que sente lá na ponta os efeitos dessa burocratização. E, na medida também que a pessoa tenha voz e tem a iniciativa de dar seguimento às propostas, nós temos a alta participação também no processo de desburocratização do governo. A ideia fundamental é o conceito de democracia em que é a sociedade que toma conta de si. A primeira vez que eu ouvi essa expressão há décadas eu gostei muito:  “A sociedade que toma conta de si.”, a sociedade que assume as rédeas do seu destino.
Há muita coisa a se fazer porque os governos foram ficando cada vez mais centralizados e a gente está vendo isso acontecer o tempo todo. E, na verdade a desburocratização só vai acontecer se houver uma participação bastante intensa da sociedade como um todo.  E, na verdade, nós estamos falando de tecnologias de ponta hoje, que estão fazendo com que essa participação seja cada vez maior.
Eu tenho pra esperança de que, na medida em que, o Brasil se torne mais digital em todos os sentidos – eu não estou falando só de governo, vocês sabem que nós estamos trabalhando o macro do macro do macro o tempo todo – não adianta o governo ser digital e a iniciativa privada não. Não adianta uma multinacional, uma empresa ser digital pra dentro porque não vai conseguir os resultados porque ela está ligada ao governo, está ligada aos seus fornecedores, está ligada com a sociedade como um todo.
A grande esperança é de que, fazer do Brasil um dos países mais digitais do mundo, vai fazer com que muitos problemas crônicos que nós temos, seja resolvido por aí. E de forma rápida. Porque nós não temos que seguir – como eu costumo dizer – o “caminho da vaca” dos países avançados, mas simplesmente de ter atalhos muito inteligentes que poderão fazer com que muitas dessas questões que a gente está enfrentando hoje sejam sanadas. E, esperançosamente também, a tecnologia, até pelas mudanças todas que vai gerar, vai mudar inclusive quem é que deveria estar nos postos de liderança mais críticos do país. Os critérios vão mudar.
Aqui tem uma outra questão que vai nos fazer pensar um bocado porque a tecnologia usada na sua plenitude – inclusive “blockchain”, restaurar confiança – pode fazer com que o perfil dos líderes tenha que mudar e a gente precise de muito mais líderes abertos, que vai viabilizar, até por princípio, por filosofia isso que nós estamos chamando de governo aberto, e até assegurar que a gente tenha a melhor participação das pessoas e consiga, em grande mutirão, resolver os problemas crônicos que nós temos no país.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?