PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
A verdadeira democracia
A quem você vai passar procuração ampla e irrestrita pra te representar no congresso?
A própria democracia está doente porque o jeito que como a gente elege nossos representantes e tudo isso… está na cara que não está legal. Eu tenho brincado com as pessoas na época de eleições e digo: “A quem você vai passar procuração ampla e irrestrita pra te representar no Congresso?” A pessoa fica assim:  “Como assim, procuração?”. Mas é isso que você faz quando você vota ou não?  A gente ficou meio vacinado e nem se sensibiliza. Eu pergunto: “Vai votar conscientemente este ano?”. A pessoa não está nem aí, entra por um ouvido e sai pelo outro. Agora se a gente fala: “você vai dar procuração pra quem?” A pessoa fica assustada e de repente ela descobre que é isso que a gente está fazendo e depois fica reclamando do Congresso?  Tem alguma coisa muito estranha aqui.
Se a gente está consciente que a raiz dos problemas estaria no gigantismo – que é uma bela de uma doença, viu pessoal – como é que a gente cura? Descentralização máxima como a cura os problemas do gigantismo – que gera barreira, burocracia etc. E o que que acontece? Cultura de complacência nas grandes organizações e também um processo de que as pessoas vão perdendo valores. E uma doença que é gerada pela cultura da complacência é a de pessoas que não se importam. Estão na área pública e não se importa com a população, nem com os cidadãos. Bom, aí já a distorção foi muito grande, né?
Se o gigantismo é um problema nós vamos ter que caminhar a direção de uma sociedade mais descentralizada. E a própria essência da democracia, que ficar nessa ideia de: a sociedade que toma conta de si e não ficar dependente de algum governante que vai “top down” de cima pra baixo impor soluções.  E aí a equação para sociedade e não só pra governo. Então como é que elimina tudo isso?  Isso aqui o governo vai ter que resolver? Não, nós estamos dizendo: “não é uma questão de governos pode ser uma questão da cultura do país.”  Mas também é algo que em mutirão, em parceria, cidadãos, organizações da sociedade civil, empresas e aí que o próprio conceito de democracia precisa ser reinventado para que a gente consiga fazer essas barreiras todas serem superadas na gestão pública, inclusive a reinvenção de instituições governamentais.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?