PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
Cidadão em ação
Como podemos ser alguém de ação e que vai atrás da solução?

Nossos instintos poderão fazer com que a gente crie soluções, não obstante toda essa destruição e essas coisas que também o ser humano gera no agregado. Nós podemos ter pessoas criativas que já estão fazendo coisas na direção da solução assegurando evolução, não obstante todas essas dificuldades que a gente enfrenta. O “x”” é que não isso pode ser uma coisa tipo “laissez-faire ou “solta que alguém vai ver” porque nós temos uma postura também que é assim: “alguém vai fazer lá fora? Aonde?”

Mas quando eu assumo que eu posso ser esse alguém que vai começar a fazer diferença, quando eu sou de uma força do outro lado da destruição e me envolvo, me engajo, mergulho, aí de repente eu acho que faz mais sentido o que estamos falando mas se nós acharmos que são os outros que vão fazer eu acho que estamos largando a mão.

Nós estamos dizendo: “Cidadania não é só votar obrigatoriamente e fazer protesto em praça pública.” Engajamento do cidadão significa que se o cara é um gênio em tecnologia ele pode pegar toda essa genialidade e colocar à serviço do país e colocar à serviço do mundo. É o cidadão mundial. Nós temos falado disso na Unesco sobre “global citizenship”. São essas pessoas que poderão fazer com que haja equilíbrio de forças e, na verdade, há uma resultante que é a evolução. E que vai superando todas essas coisas estranhas que o ser humano também faz.

Se a gente lembra daquele livro do Daniel Quinn “Ismael” é uma chamada de atenção grande para nós todos seres humanos de que a gente vai criando uma série de coisas em função, por exemplo, só do econômico e vai destruindo as coisas mais valiosas que temos ao nosso redor. Porém, se nós pensarmos no agregado de bilhões que querem sobreviver talvez tenhamos gênios que, de forma espontânea, vão começar a criar soluções que vão nos ajudar nesse sentido. Aqui tem uma reflexão interessante mas o ponto que eu deixaria é essa ideia que pode ser você que vai tomar iniciativa e que pode gerar uma série de coisas que se multipliquem e que equilibrem ou até desequilibrem à favor de coisas positivas que vão ser feitas para a evolução da humanidade não obstante todas essas coisas estranhas que estão acontecendo.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?