COMO FUNCIONA A REDE APG
aMANA-KEY

Pela sua participação no APG e no ACS, você se qualifica a ser membro da Comunidade APG, uma grande Rede que estará integrando todos os “alumni” do Grupo Amana-Key no país todo (na verdade, também em diferentes partes do mundo).

Ao se tornar membro da Rede APG, você passará a participar de um inovador processo de desenvolvimento, recebendo diferentes tipos de contribuições criadas pela Amana especialmente para assegurar que sua evolução como ser humano e como líder, continue “para sempre”. Dentro da filosofia do próprio APG, essas contribuições não serão “receitas”, mas estímulos/provocações/equações que tenham potencial de gerar insights de grande valor – “sob medida” para o contexto de vida do participante – capaz de gerar evolução profunda até no sutil, sempre associados à capacidade de fazer acontecer e gerar resultados diferenciados na vida profissional e pessoal.

O que os membros da Comunidade APG irão receber:

Diariamente: uma ou duas questões provocativas que Oscar Motomura estará criando toda manhã especialmente para a Rede APG.

Semanalmente: “Dicas” de livros, artigos, vídeos, filmes que sejam estimulantes e façam as pessoas pensarem inovadoramente, até ajudando a rever suas crenças e a “desaprender” algum conceito que possa estar ficando para trás. Ainda semanalmente será também possível que o sistema vá além das dicas e envie conteúdos na forma de artigos estimulantes e mesmo podcasts e outros materiais tipo checklists, baralho de tendências para o futuro, além de casos reais de inovações disruptivas na área privada e pública descobertas e/ou vividas pelos próprios Apegeanos.

Mensalmente: Envio de um conjunto de materiais criados pela equipe da Amana-Key estimulada pelas contribuições/perguntas/pedidos que os Apegeanos membros estarão enviando durante o mês. Esse conjunto de materiais (sempre criado para gerar insights e não na forma de “receitas”) será acompanhado por um “paper” em que Motomura fará uma reflexão mais ampla sobre as “questões do mês” e os principais acontecimentos no país no mundo, tendo por referência um quadro macro apoiado em valores nobres e um elevado nível de consciência.

(Pela pesquisa que fizemos junto a Apegeanos antes deste lançamento oficial da Rede APG, recebemos uma grande quantidade de ideias e sugestões. Boa parte das recomendações recebidas está aqui honrada. Mas outras emergirão. E a Rede APG estará evoluindo também “para sempre”, assim como o próprio APG…)

Quanto à troca de experiências e interação entre os membros:

A dinâmica que é gerada durante os programas da Amana-Key para promover intensa troca de experiências (profissionais e de vida) entre os participantes será também trazida para a Rede/Comunidade APG. A Comunidade permitirá que os membros se relacionem e até formem “comunidades de prática” em que participantes com interesses semelhantes se juntem e promovam conversas significativas de forma virtual e até presencial, em suas cidades e na própria organização (há diversos casos de Apegeanos de uma mesma organização que não se conhecem/não se relacionam). A Amana-Key estará, por diferentes meios, potencializando essas trocas e também possibilitando a criação coletiva de inovações.

Os estímulos para os membros da Comunidade APG serão sobre o quê e em que áreas:

Serão sempre sobre inovações de ponta em gestão, estratégia e liderança, com foco na solução de problemas crônicos, na viabilização de “equações impossíveis”, na cura de sistemas doentes dentro e fora da organização, na sucessão de reinvenções para fazer face a desafios inéditos que o futuro está trazendo. E sobre aspectos sutis da vida organizacional como a questão dos multipropósitos, a ampliação da governança para lidar com os desafios da sustentabilidade, o resgate da ética e de valores nas organizações e na sociedade para ajudar a colocar a economia nos eixos, e especialmente o desafio da re-humanização das organizações em níveis mais elevados de consciência, assegurando que haja sentido em tudo que se faz nas organizações e na sociedade. Especial atenção será dada também ao desafio de assegurar que todos (da cúpula à base) estejam o tempo todo em seu melhor estado físico, mental, emocional e existencial/espiritual.

E, é claro, será também sobre o “como do como” da geração de resultados excepcionais pelo exercício eficaz dos diferentes papéis que todo líder precisa desempenhar, sem deixar vazios. Estamos aqui nos referindo aos 12 papéis (de estadista, estrategista, transformador, líder de líderes, integrador, cultivador de valores etc.) que trabalhamos no APG e às competências duráveis exigidas para uma ocupação super eficaz dos espaços definidos pela “matriz APG” que cruza aspectos técnicos, políticos e culturais com as dimensões existencial, estratégica, operacional, humana e organizacional.

O objetivo macro da Comunidade APG estará em ajudar os Apegeanos a fazer cada vez mais diferença em suas organizações e em suas vidas no todo maior, sem depender de outros. A partir de sua própria iniciativa. Como um verdadeiro líder.

Quem subscreve a Comunidade APG é a pessoa e não a instituição por meio da qual fez o APG.

O APG já fez 30 anos, sempre evoluindo a cada rodada. Nesse tempo todo, os líderes que fizeram o programa mudaram muito. Alguns se aposentaram e iniciaram seus próprios negócios. Outros, mudaram de organização várias vezes. Trabalhavam em empresas e hoje estão em instituições públicas. E vice-versa. Da área pública foram para empresas, até no exterior. A Comunidade APG será subscrita pela pessoa física que, circunstancialmente, está em alguma organização. Dessa forma, mesmo que mudem de organização, irá levar consigo o “membership” da Rede APG.

Por outro lado, há muitas pessoas que estão vindo fazer o APG por organizações que são parceiras da Amana-Key há muito tempo. Há organizações que têm centenas de Apegeanos ativos. Essas organizações deveriam subscrever a Comunidade APG para todos eles para assegurar que continuem a evoluir no período pós-APG? Não. Os próprios indivíduos precisam querer continuar a evoluir e precisam bancar e valorizar sua participação na Rede APG. Mesmo pagando um valor quase simbólico (R$ 350,00 por ano), precisam assumir a responsabilidade pela continuidade de sua evolução. E fazer isso na filosofia de autodesenvolvimento (que integra o pessoal ao profissional) que vivenciaram no APG.

Como se tornar participante da Rede APG:

Simplesmente acessando este link. Tornamos o processo o mais amigável possível. Basta se inscrever com o mínimo de dados como o e-mail através do qual receberá os materiais da Rede APG e o campo de pagamento.

O envio de reflexões diárias de Motomura terá início no dia seguinte à inscrição na Rede. Cada estímulo diário é para o dia e para quem já está na Rede. O estímulo do dia apaga o anterior. Não haverá um “banco” das reflexões diárias de Motomura. O mesmo acontecerá com os materiais semanais. Eles ficam disponíveis só naquela semana específica. E o mensal só durante o mês. Este processo de atualização está assim definido para evitar a acomodação que os “bancos acumulativos” geram e a procrastinação decorrente. O incentivo aqui é para a valorização do aqui/agora e da ação imediata a partir dos insights que os estímulos geram.

Torne-se membro da Comunidade APG hoje mesmo.

Com a Comunidade APG estaremos cada vez mais próximos e mais integrados em um verdadeiro mutirão. Vamos assim, juntos, fazer cada vez mais diferença…!

Grande abraço,

Karen, Deise e Oscar.

 

P.S. Ajude-nos a localizar líderes que fizeram o APG/ACS, mudaram de organização e ainda não atualizaram seus novos contatos. Seria esta uma boa oportunidade de entrar em contato com seus colegas de turma e estimulá-los a também participar da Rede APG?

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?