PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
Reinvenção do todo
Como podemos reinventar o sistema com um todo trazendo as experiências que vivenciamos no último ano?

Acho que nunca chegamos em um ponto em que todos nós, sem exceção, estamos pensando nesse sistema dentro do qual nós vivemos hoje. Muita coisa a corrigir não é mesmo? Será que estamos vivendo um momento sublime em que o impacto é sobre o todo e não tem ninguém de fora e que, de repente, reinvenções e a saúde do todo ficam em primeiro plano?

Ente esse negócio do “Grande Sistema” extirpar o que não tá bem e continua sobrevivendo doente, parece que não é o caso mais. Então nós estamos chegando no extremo em que todo mundo está sendo envolvido, -não é só parte do sistema – e, nesse sentido, é que a busca e uma reinvenção total parece extremamente importante. Aliás, não é importante, é algo que que vai acontecer porque não dá para conviver com algo parcial ou alguma coisa nesse sentido. Só parte dessa estrutura e desse sistema é que está sofrendo? Então, na verdade, o que acontece?  O sistema inteiro reage àquela parte que está sofrendo. É como se fizesse alguma coisa para dar um jeito naquela parte que está sofrendo e ao minimizar esse sofrimento, até extirpando, na verdade o sistema maior sobrevive.

E a gente olha e pensa:  “Será que a natureza é assim?” Então, na medida que a gente olha como um organismo vivo, a gente diz: “Aí tem um perigo.” Mas, por outro lado, a gente está vendo que, o que está acontecendo hoje, não é um sofrimento parcial do sistema. É do todo. Isso significa que, depois de tudo que está acontecendo, nós estamos com um olhar diferente, estamos começando a enxergar sutilezas que a gente não enxergava antes. É aquela ideia da cegueira. Nosso mindset pode nos cegar para certas coisas que estão acontecendo? Com certeza. Isso tem acontecido de forma muito intensa nesse período todo, nestes dois séculos. Agora, isso que está acontecendo hoje está despertando, está mexendo com nossos filtros e estamos começando a perceber quão doente o sistema instalado está. O sistema econômico, o sistema social, o jeito de governar, poder absoluto, falta de participação maior. Uma democracia totalmente distorcida que leva a resultados que são desastrosos para o todo.

Está ficando mais claro isso todo esse quadro? Está.  É uma boa notícia. E a partir desse olhar novo, é como se a gente despertasse e como se a gente conseguisse tirar o véu que obscurece a nossa visão e a gente passe a enxergar essas distorções todas que acontecem no dia a dia ao nosso redor.  Caminhar o primeiro passo será extremamente importante para sua correção ou até a substituição do sistema doente por algo absolutamente inédito que nós, coletivamente no século XXI, temos condições de reverter.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?