PODCASTS Temas cruciais do momento e de todos os momentos
Técnico x Humano
Como seguir uma liderança quando você duvida das suas capacidades técnicas?
É interessante que muitos líderes acham que se não tiver uma capacidade técnica, até superior à de sua equipe, não consegue liderar. E haverá momentos em que o líder vai descobrir que foi promovido, para uma posição de liderança, não por causa das competências técnicas, mas por causa das competências humanas. E é aí que as pessoas precisam ter uma visão mais clara do que é liderança e que não é uma liderança exercida por ter um domínio técnico acima da equipe. Mas, se a gente fizer como uma reflexão contrária, de você ser nomeado para chefiar ou liderar uma equipe muito técnica (todos os membros da sua equipe são muito bons e você não entender nada de tecnologia ou da técnica), será que você consegue liderar?
É aí que, numa liderança mais aberta, mais biológica, você não tem o domínio técnico mas tem o domínio das questões humanas, que fazem que um time seja um time para valer. Então você está muito mais incentivando, está gerenciando conflitos, está fazendo o pessoal dialogar, a fazer diálogos até o fim para chegar a um entendimento bastante profundo. Resolver diferenças técnicas não porque você entende mais de técnica mas, de fazer as pessoas com domínio técnico se ouvirem e até trazerem terceiros partidos para resolverem eventualmente os conflitos que os técnicos podem estar tendo.
Então, para fazer tudo isso é a pessoa que trabalha no meio de campo, faz as pessoas se ouvirem, faz as pessoas evitarem qualquer tipo de bullying com o pensamento contrário do outro, evita polarizações. Tudo isso são competências humanas de enorme valor. Líderes que mediam, negociam e fazem com que as pessoas consigam chegar a um bom entendimento técnico nas decisões mas também crescem  como pessoas que conseguem trabalhar em grupo.
É zero conhecimento técnico e, no entanto, talvez seja um excelente líder? Coisa para pensar.  Coisas para os técnicos pensarem e de estarem continuamente desenvolvendo também competências humanas, competências políticas, entender de Cultura. Tudo isso faz com que esses técnicos consigam evoluir na direção da própria liderança da área ou até além.

Related Posts

Abrir o WhatsApp
Olá, como podemos ajudar?
Olá!!
Como podemos ajudar?